Já começando os presentes de Natal, ganhei - e li rapidinho - Luna Clara & Apolo Onze, um romance infantil escrito por Adriana Falcão. Há um bom tempo não lia um livro infantil tão bom e tão livro - mais de trezentas páginas.
Luna Clara & Apolo Onze conta duas histórias distintas - que meio que são uma só. A primeira é a de Luna Clara, uma menina que todos os dias espera seu pai na beira da estrada e um dia encontra Apolo Onze - um menino que não tem vontade e vive numa festa eterna. A outra é a história dos pais de Luna Clara - Desatino e Aventura - que se desencontraram na estrada e ficarão anos e anos vagando sem se ver.
Eu não gosto muito dessa classificação, mas acho que o livro - que tem uma ilustrações muito lindinhas - poderia ser classificado como "realismo fantástico". Pelo menos, Luna Clara me lembrou muito Cem Anos de Solidão.
A prosa de Falcão é muito boa, fluindo rapidinho e dando vontade às vezes de ler alto - o que acho que é bom em qualquer livro e melhor em um infantil.
Só é pena eu ter acabado com o livro tão rápido. Peguei para dar uma lidinha - um só capítulo - e lá se foi minha tarde e o volume todo.